O preço do cabaz de bens essenciais de produtos alimentares abrangidos pela taxa zero de IVA ficou 78 cêntimos mais barato na última semana, passando a custar 127,76 euros, segundo cálculos da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco).

A Deco avalia 41 dos 46 alimentos - que incluem peru, frango, carapau, pescada, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, leite, queijo ou manteiga -, que desde 18 de abril estão isentos de IVA, na sequência do acordo tripartido entre o Governo, a distribuição e a produção.

No dia 28 de junho, o cabaz zero IVA da Deco custava 128,54 euros. Uma semana depois, esta quarta-feira, custava 127,76 euros. Trata-se de uma redução de apenas 78 cêntimos ou 0,62%. Foi a quarta semana consecutiva de descida do preço deste cabaz, depois de, na semana de 7 de junho, ter subido quase um euro.

O atum, a alface e o queijo estão entre os produtos que registaram os maiores aumentos.

Na semana passada, o bife de atum em óleo vegetal foi o produto que mais subiu de preço, tendo registado um aumento de 12% (mais de 16 cêntimos) em relação à semana anterior. Seguem-se a alface frisada (+10%), o queijo curado fatiado embalado (+7%), a maçã gala (+6%), a laranja e a couve-flor (ambos +3%), o bife de peru e o lombo de porco desossado (ambos +2%) e os brócolos e as costeletas de porco (ambos +1%)