Durante muito tempo pensou-se que a era digital era uma tendência, mas provas estão dadas e é uma realidade. Perante isso, os retalhistas necessitam de se ajustar e terão de se adaptar a uma nova forma de vender.

Este artigo explora as tendências e inovações emocionantes no setor da venda a retalho em Portugal, oferecendo aos leitores uma visão detalhada das mudanças que constituem o cenário de compras em 2024.

Além disso, vamos destacar como as notícias da venda a retalho podem ser uma fonte valiosa de informações para os entusiastas de prognósticos desportivos que visitam na página de prognósticos esportivos da Mightytips.biz. A conexão entre as notícias de venda a retalho e as previsões desportivas destaca a diversidade de interesses e informações oferecidas aos leitores em Portugal.

As tendências que podem fazer a diferença no mundo do retalho

Os últimos foram um exemplo de como o mundo digital se tornou o novo foco de venda para os retalhistas, percebendo-se que já não é apenas uma tendência, mas sim uma realidade.

A facilidade na compra de produtos ou serviços sem a necessidade de passar por filas de espera, ou viagens tornou-se uma nota bastante positiva para todos, mesmo para os retalhistas que, de forma indireta, poderão poupar dinheiro neste investimento.

Afinal, as novas tendências e o futuro do mercado farão com que a venda ao retalho possa:

  • Reduzir custos

  • Satisfazer os clientes que procuram o online

  • Ter mais sustentabilidade

  • Aumentar a eficiência do serviço

Com isso em mente, destacamos algumas tendências que poderão marcar o ano de 2024 neste segmento.

Inteligência artificial

O ano de 2023 foi uma demonstração do que a inteligência artificial poderá trazer para Portugal. As empresas começam a optar por utilizar mais ferramentas deste âmbito para revolucionar as suas vendas.

Neste caso, poderão utilizar esta inovação para criação de campanhas, ter ideias criativas ou utilizar a mesma para criar uma conversa que possa ajudar o cliente a terminar uma compra, como já é possível encontrar em algumas lojas online.

Redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta muito útil para as empresas, utilizando as próprias páginas ou de influencers para venderem a sua imagem ou produto. O marketing utilizado dentro desta tendência é uma solução muito eficaz e que nem sempre tem elevados custos.

A título de exemplo, diversas empresas têm utilizado a cara de vários influencers para dar a conhecer a sua marca, produto ou serviço, conseguindo alcançar milhares ou milhões de pessoas de forma indireta, sendo 2024 uma possibilidade para um grande ‘boom’, face ao crescimento de redes sociais como o TikTok.

Marketing audiovisual

Plataformas como o YouTube, Instagram ou Tiktok têm tido um alcance muito forte com os vídeos curtos, sendo uma forma muito cativante para atrair os jovens com menos paciência para publicidade e precisam de uma forma diferente para chegar até ao retalhista.

O Marketing através de vídeos é assim uma estratégia que se começou a utilizar bastante no final do presente ano, mas tem todas as condições para ser uma tendência para 2024, pois a inovação dentro das redes sociais tem significado uma evolução neste segmento.

Marketplaces virtual

Cada vez mais surgem plataformas de marketplace online, podendo este ser o momento de despertar para quem se dedica à venda por retalho. Com a possibilidade de colocar produtos ou serviços em diversas plataformas, o vendedor ganha uma forma muito simples de abrir mais janelas de oportunidade, podendo assim vender para qualquer parte do mundo.

O crescimento total da era digital já não coloca, aos dias de hoje, qualquer barreira para a venda para os quatro cantos do mundo, podendo esta ser a possibilidade para várias empresas terem o crescimento da sua marca.

Além disso, esta é uma estratégia inteligente para as pequenas empresas, com menos capital para grandes investimentos, tendo assim um custo reduzido para comparecer em todos os locais possíveis de venda.

Uma nova vida para os retalhistas

Os vendedores a retalho têm realizado nos últimos anos uma adaptação à nova realidade que é o retalho em si, aumentando-se a procura pelas compras online, reduzindo-se a presença dentro as habituais lojas. Assim sendo, entre inovações e tendências, a venda a retalho aproveita-se de uma nova vida, podendo esta também ser uma nova oportunidade.

A verdade é que, não só em Portugal, várias empresas têm voltado a crescer com a mudança radical que se tem sentido, com mais confiança nas compras online e com toda a credibilidade existente, pois também o Governo tem explorado estas vertentes e criado inovações para uma Internet Segura que os utilizadores procuram na internet.

Conclusão

A inovação faz parte do dia a dia das pessoas e todos os dias surgem novas ideias, novas ferramentas. A nossa especialista convidada Rosa Costa acredita que, com 2024 a chegar, os vendedores a retalho aproveitam para preparar uma nova forma para estar lado a lado com as tendências, procurando assim aumentam as suas vendas numa conversão para a era digital.